segunda-feira, 19 de março de 2012

Abaixo ou acima da cintura

De onde saiu essa história de que usar calça abaixo da cintura é estilo? E quem disse que calça na altura do umbigo é bacana? É muito comum ver ambos estilos por aí.

Eles vão além dos tradicionais 'cintura alta' e 'cintura baixa'. Na verdade, esses dois modelos não diferenciam na altura que devem ser vestidos nem na posição na cintura, mas sim nos seus cortes, enquanto a cintura baixa é mais reta, tem menos curvas na região do quadril e molda menos, a alta é mais formato 'balão', sendo a cintura mais estreita do que o resto do quadril, e é a mais usada com camisa para dentro, pois molda mais.

A verdade é que nenhuma significa que deve ser usada acima ou abaixo da cintura. Usar calça abaixo da cintura, aparecendo a cueca (quando não outras coisas) é estranho, achata a pessoa e a faz parecer ter pernas curtas, além do fato desagradável de ficar com as cuecas à mostra. Mais popular entre os jovens, passa a imagem de desleixo, o que quase nunca é bom.

Calças na altura do umbigo, além de alongarem demais as pernas, deixando o tronco pequeno, dão a equivocada impressão de que são 'retrôs', mais parecendo coisas de velho e descuidado. Em alguns casos, esse modelo ainda contribui para o volume extra na região do abdome, popular barriga, já que a calça faz volume nessa área. Existe também a falsa ideia de que usar a calça lá em cima é o mais indicado para quando veste-se algum terno, causando as mesmas más impressões já listadas.

Portanto, seja cintura alta ou baixa, com terno ou sem terno, procure ficar na linha da cintura mesmo. Nem muito abaixo, nem muito acima.

Um comentário:

  1. Adorei o ponto de vista e o post, mas senti muita falta de mais fotos mostrando exemplos e não somente duas tão opostas.
    :)

    ResponderExcluir